sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Repercussão: primeiro dia de vendas do iPhone 5 ao redor do mundo


Apple
Nesta sexta feira, 21 de setembro, os fãs da Apple que passaram horas acampados em filas na porta de Apple Stores do mundo todo podem, finalmente, voltar pra casa com o tão desejado iPhone 5. O primeiro país a vender o novo gadget foi a Austrália, seguido de Japão, Hong Kong e Cingapura. Enquanto isso, na Alemanha, no Canadá, nos Estados Unidos, na França e na Grã-Bretanha, os macmaníacos aguardam um pouco mais, pela distância do fuso-horário.
Nesta sexta feira, as vendas oficiais do iPhone 5 se iniciam às 8:00h, em cada país. O dispositivo será vendido em mais 22 países no dia 28 de setembro.
Dois dias depois da apresentação do iPhone 5 ao público, mais de dois milhões de encomendas foram feitas na pré-venda. Veja como os fãs da Apple receberam o novo aparelho em cada país:

Austrália, a pioneira

O primeiro país a vender iPhones 5 teve Apple Stores abrindo as portas na manhã de sexta feira. Muita gente esperou cerca de 70 horas nas filas pela nova versão do gadget
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Fila de espera em frente a uma Apple Store em Sydney, Australia (Foto: 9to5mac)

Segundo o site australiano Market Watch, Todd Foot, um representante do mobilephonefinder.com.au, diz pra todo mundo que ele foi o primeiríssimo no mundo a comprar um iPhone 5 na manhã de sexta-feira, em Sydney, depois de ter esperado na fila desde terça. E ele já detectou algumas falhas no programa de mapas do smartphone, dizendo que não é 100% preciso.
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Todd Foot exibe, todo feliz, seu iPhone 5 em Sydney (Foto: 9to5mac)

Japão, Hong Kong e Singapura

A manhã de sexta começou agitada lá no oriente. Depois da Austrália, Japão, Hong Kong e Cingapura iniciaram as vendas do novo aparelho. "Entrei na fila à meia-noite, é como um festival anual", disse Ryoho Yamashita, um estudante que adquiriu seu iPhone 5 em Tóquio.
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Alegria de quem já adquiriu o iPhone 5 em Tóquio (Foto: AP)

iPhone 5 - The Big Day no mundo
Animados, os macmaníacos japoneses foram vestidos a caráter para a fila em frente à Apple Store (Foto: Toru Hanai / Reuters)

Pessoas mal intencionadas também utilizaram o lançamento da Apple para fazer negócios no mercado negro. De acordo com informações da agência de notícias AFP, vendas organizadas diante da Apple Store de Hong Kong predentem gerar lucros de margens altíssimas. "Acabo de pagar 8 mil dólares de Hong Kong por um iPhone que vale 5,5 mil dólares na loja", disse Suen, que comprou 15 aparelhos no mercado negro e espera revendê-los por entre 9 mil e 10 mil dólares de Hong Kong na internet.
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Clientes em uma Apple Store de Hong Kong (Foto: Philippe Lopez / AFP)

iPhone 5 - The Big Day no mundo
Fã da Maçã em Hong Kong: nem ele acredita que garantiu seu iPhone 5 (Foto: DPA)

A febre do iPhone 5 na Alemanha

Depois de uma longa espera, os alemães finalmente puseram as mãos em seus novíssimos gadgets. AS 10 Apple Stores instaladas em todo o país receberam uma verdadeira legião de fãs da Maçã. 
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Na fila, alemães esperam pela abertura da Apple Store (Foto: DPA)

De acordo com o site alemão The Local e a revista alemã Focus Online, primeiro a colocar as mãos em um iPhone 5 foi um homem de Hamburgo, que estava acampado em frente à loja desde terça-feira. A multidão começava a se aglomerar junto com ele no início da semana para que hoje conseguisse, finalmente, comprar seus exemplares.
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Primeiro alemão a comprar seu iPhone 5 (Foto: DPA)

Alexander Mal, de 25 anos, veio de Moscou para comprar o telefone. Ele teve que perder um dia de serviço, com o consentimento de seu chefe, que o liberou para viajar com a condição de que trouxesse um iPhone 5 para ele também. Duas horas depois da compra, ele voltou todo feliz para a Rússia.
Um garoto de 12 anos também passou horas na fila para comprar seu iPhone 5, para o qual vinha juntando dinheiro há um ano. Ele e seu pai vieram da Áustria para conseguir garantir o exemplar.

O entusiasmo dos britânicos em Londres

A abertuda da Apple Store em Londres nesta sexta-feira foi um verdadeiro show de entusiasmo. Os funcionários da Regent Street, no centro da cidade, começaram a bater palmas e fizeram a contagem regressiva para receber os primeiros felizardos.
De acordo com a revista Forbes, os ingleses também acamparam do lado de fora da Apple Store. Assim que a loja abriu suas portas, os fãs da Maçã entraram e subiram as escadas para garantir seus aparelhos. A venda ficou restrita a dois iPhones por pessoa.
Amanda, uma brasileira de 23 anos, comprou seu lugar na fila de Emmanuel, um brasileiro de 33 anos, para garantir seu iPhone (esses brasileiros...). Quanto Amanda pagou para comprar o lugar na fila? "Não posso dizer", disse ela, sorridente. Mas a equipe da Forbes descobriu que ela pagou £ 400 (cerca de R$ 1.318,00) só para comprar o lugar de Emmanuel.
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Amanda e seu iPhone 5 (Foto: Forbes)
O curioso é que os primeiros a comprarem o gadget usavam roupas engraçadas ou camisetas com mensagens de protesto, para aproveitar o interesse da mídia no evento. 
iPhone 5 - The Big Day no mundo
Richard Wheatcroft e George Horne, os primeiros compradores do iPhone 5 em Londres. Eles aproveitaram a data e o alvoroço da mídia para defender causas contra violência, tráfico e prostituição (Foto: Forbes)

Fique ligado! Em breve, mais atualizações sobre o grande dia de vendas do iPhone 5 em todo o mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário